Católicos são os mais liberais entre religiosos no Brasil

Católicos são os mais liberais entre religiosos no Brasil

O Instituto de Pesquisas Datafolha decidiu investigar qual a diferença entre o que a igreja prega e o que os católicos pensam ou praticam. Sabe-se do tamanho da Igreja Católica no Brasil, considerada a maior do mundo, e das questões históricas. Afinal, o “catolicismo cultural” parece ser a norma, incluindo o hábito de batizar os filhos e ir à igreja apenas para casamentos e funerais.

Nas últimas décadas, a maioria dos sacerdotes e dos fieis passaram a defender a chamada “primazia da consciência”, onde cada pessoa tem abertura para tomar suas próprias decisões sobre temas que não afetariam o cerne da fé.

Numa análise preliminar, não é difícil perceber que os católicos do Brasil demonstram ser mais “liberais” que os cristãos de outros segmentos.

Brigas históricas, por exemplo, como o uso de preservativos, apesar de proibido pelo Vaticano, encontra um alto índice de aprovação (93%). O mesmo vale para a pílula anticoncepcional (85%)

No tocante ao questionamento se uma mulher pode celebrar uma cerimônia religiosa, a aprovação dos católicos (64%), é maior que a dos evangélicos pentecostais (56%) e dos não pentecostais (58%).

Perguntados sobre as uniões homossexuais, 41% se declaram favoráveis. Em comparação, ainda é menor que a aceitação entre espíritas (64%) e adeptos da umbanda (53%).  Os mesmos 41% se mostraram favoráveis à legalização do aborto.

Mais metade dos católicos (52%) ainda defendem um clero celibatário, embora se digam desanimados com os constantes casos de abuso e pedofilia.  Por outro lado, antes um tabu, o divórcio já é aceito como natural para 67% dos católicos.

Como mostra o quadro abaixo, ainda existe uma diferença razoável entre o que os católicos dizem aceitar e o que eles gostariam que o novo papa aceitasse.

 Católicos são os mais liberais entre religiosos no Brasil

Fonte:GospelPrime

Anúncios

Sobre Click Gospel

O Seu portal de Notícias Gospel

Publicado em 28/03/2013, em Notícias e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: